domingo, 22 de março de 2009

Concurso de Moda Inclusiva prorroga inscrições até 06 de Abril

Acadêmicos têm até 06 de Abril para apresentarem trabalhos criativos de roupas adequadas para pessoas com deficiência.
18/02/2009

Da Redação
Patrocinado pela Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com Pense Moda, Vicunha, Revista Manequim e as principais faculdades de moda de SP, o concurso Moda Inclusiva convida os estudantes da área a apresentarem propostas de vestuário adaptado que atendam às necessidades e demandas das pessoas com deficiência. As premiações incluem estágio remunerado na empresa Vicunha, publicação do croqui finalista na revista de moda Manequim, da Editora Abril, livre acesso no evento Pense Moda e credenciais da SPFW.
O vestuário para pessoas com deficiência tem potencial para se tornar um novo e expressivo segmento no mercado de moda. O Brasil tem hoje 24,6 milhões de pessoas com deficiência. Somente no Estado de São Paulo, cerca de 4,2 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. “Trata-se de um mercado consumidor bastante representativo, que qualquer segmento gostaria de ter”, ressaltou a secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Linamara Battistella, durante o lançamento do concurso. Para ela, a arte e a Cultura devem ser entendidas como as manifestações mais inclusivas e democráticas da humanidade. Assim, a moda, como uma expressão da Arte, também não pode fugir a essa natureza e a esse objetivo.
A moda para pessoas com deficiência é um segmento explorado com sucesso na Europa há anos. “Devemos trazer para cá esse exemplo de se tratar a todos, independentemente das diferenças, de maneira igualitária”, recomendou. Esse nicho ganha ainda maior relevância no Brasil a partir da entrada em vigor da Lei de Cotas, que estabelece reserva de percentual de vagas a trabalhadores com deficiência. O ingresso de volume de pessoas com deficiência no mercado de trabalho gera conseqüente aumento de seu poder aquisitivo e também de sua demanda por peças de vestuário. “Todos, inclusive as pessoas com deficiência, têm direito e desejo de se reunir- e uma moda adequada para todos e para todas as ocasiões é fundamental para isso”, afirmou a secretaria Linamara.

As inscrições para o concurso Moda Inclusivas poderão ser feitas até 05 de abril de 2009, por meio do acesso ao site da Secretaria de Estado dos direitos da Pessoa com Deficiência. Pode participar estudantes de moda e estilismo de universidade de todo o Estado. Para concorrer, os participantes deverão enviar um “look” (croqui e ficha técnica).
Concurso Moda inclusiva
www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Fonte: CDN

Nenhum comentário: