terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TENDÊNCIAS 2010

Romantismo, brechós e mistura de caro e barato estarão em alta em 2010
Entenda o que é tendência no Brasil e no mundo
No Brasil, aquelas tendências que vemos nas passarelas internacionais – e até nacionais – demoram para cair nas ruas, no gosto popular. E não é muito fácil que isso aconteça. Para que uma moda chegue ao guarda-roupa de muita gente é preciso de muito esforço, tanto da indústria de confecção (que produza em larga escala e se disponha a investir em determinado tecido ou tecnologia) quanto do autor (que vai enfatizar determinada característica em suas roupas).

A publicitária e consultora de tendências Iris Jönck explica que estão em alta o visual personalizado e a naturalidade na hora de vestir-se.

- Para atender esse desejo dos consumidores os designers têm observado muito o comportamento das pessoas e precisam refletir sobre eles, para então fazer algo que seja exatamente o que eles querem.
Parece difícil, não? Mas especialistas já conseguem definir quais serão os desejos dos consumidores para 2010 e, por consequência, o que vai estar na moda no ano que está só começando. E você pode, desde já, separar em um lugar especial do seu armário o que mais tem a ver com as tendências abaixo. São elas que você vai aproveitar neste ano!

Resgate do romantismo

Flores no cabelo, nos acessórios e estampas de rosas estão em alta. Iris explica que na Europa as mulheres andam procurando ainda mais liberdade na hora de vestir-se. Por isso, elas estão procurando peças ainda mais femininas que prometem povoar o guarda-roupa das mulheres por aqui também. Invista sem medo em vestidos acinturados, nas estampas, misturas de cores e nas flores.

(Fotos: Grosby Group/AgNews)

Na imagem acima, o vestido florido do desfile de inverno da Louis Vuitton, o colar de Selena Gomez, o vestido acinturado de Liv Tyler, a flor no cabelo de Jennifer Lopez e o vestido estampado de Eva Mendes são exemplo da feminilidade que está em alta no visual.

Valorização do que é da rua

O visual underground e moderno – que faz a gente olhar para alguém e identificar na roupa de uma pessoa algo muito específico, que é dela, como um jeito especial de usar uma camiseta ou um tênis customizado – também continua em alta.

Mil composições

Para que você use algo que pareça único e exclusivo, vale combinar acessórios diferentes, sobrepor diferentes peças de roupas e ousar nos adereços. Uma dica: tiaras e presilhas com penas no cabelo estão em alta!


(Fotos: Grosby Group/Divulgação)

Amy Winehouse e os desfiles de inverno do Minas Trend Preview e da Casa de Criadores (na foto acima) inspiram boas sobreposições.

Mistura de caro e barato

Iris explica que “o resultado, o visual completo, é mais importante do que a marca que você está vestindo”. Por isso vale usar um jeans mais caro, por exemplo, com uma camiseta que você garimpou em um brechó. Isso vai deixar você mais estilosa, além de ajudar a gastar menos!

Velho vira novo

Quer comprar uma peça de roupa de grife? Que tal procurar em brechós? Procure lojas que garantam a originalidade das peças. As mais antigas carregam consigo importantes momentos da história da grife e isso faz com que você use uma roupa velha, mas de um jeito novo, charmoso e com conteúdo. Pense que pode ser muito legal ter uma história para contar sobre o que você está usando – e que isso pode fazer com que você colabore para a diminuição do desperdício!

Fonte: http://www.r7.com/
Texto: Rebeca de Moraes

Nenhum comentário: