segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Beijo gay gera polêmica


Imagens de Oliveiro Toscani para grife italiana Ra-Re são proibidas
05/12/2008
Conhecido por criar campanhas publicitárias polêmicas, a exemplo das imagens que fez para a marca italiana United Collors of Benetton, o fotógrafo Oliveiro Toscani foi mais uma vez censurado pelo Instituto italiano da Audisciplina Publicitária (IAP). Desta vez, Oliveiro foi proibido de exibir outdoors com imagens de dois homossexuais se beijando, se tocando, ou levando um carrinho de bebê (fotos 1 e 2).Os anúncios foram produzidos para a empresa italiana de vestuário masculino e feminino Ra-Re e, desde que foram fixados, em setembro desse ano, motivaram denúncias de vários cidadãos. Em razão disso, a IAP proibiu a empresa de colar mais imagens, mas permitiu que os já anexados continuassem onde estavam.Na ordem de proibição, a instituição cita que "a ostentação vulgar e provocativa de situações ligadas à intimidade sexual leva a publicidade a cair em uma inaceitável lesão na sensibilidade do público". E complementa dizendo que "a mensagem dos anúncios além de perturbar os adultos, pode chocar as crianças que não têm chaves de leitura para compreender as imagens, provocando-lhes ânsia e incomodação". Alega também que, longe de querer estimular uma séria e correta aproximação da igualdade sexual, os anúncios tentam apenas chocar e chamar a atenção do público a todo custo por meio de representações vulgares.Toscani respondeu afirmando que a IAP não tem poder para proibir uma campanha e que ele prosseguirá adiante com ela, detendo-a apenas depois que o juiz ordene.O polêmico ToscaniRecentemente, uma campanha sua para marca de moda No-l-ita, que mostrava a modelo francesa Isabelle Caro nua e excessivamente magra, também foi alvo de críticas por parte da IAP. Toscani respondeu que se tratava de uma denúncia sobre a anorexia, mas seus argumentos não convenceram.Nos anos 90, ele foi o responsável pelas campanhas publicitárias institucionais polêmicas da marca italiana Benetton. Mas o que no princípio era visto como um ponto de vista precurssor e moderno por mostrar uma realidade normalmente ocultada na mídia, aos poucos passou a ser mal entendido pela sociedade.Algumas das mais famosas fazem alusão ao racismo, à guerra e à religião (fotos 3 a 5).A história do começo da grife, seu auge, o período de sérias crises de imagem, ocasionadas por sua publicidade ousada, além da crise financeira pela qual atravessou, é contada na obra Benetonn – A Família, a Empresa e a Marca, de Jonathan Mantle.


Fotos: Divulgação

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