sábado, 14 de fevereiro de 2009

EMENTA DA DISCIPLINA

EIXO BÁSICO COMUM
2º CICLO – MÓDULO – A / 7º SEMESTRE
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE MODA II 40

PRODUÇÃO DE MODA II
EMENTA
Introduzir o aluno no segmento da comunicação dos desfiles de moda, proporcionando o entendimento da produção de moda para mídias em movimento. Visando a produção de um evento de moda.
Focaliza os elementos ligados à comunicação nos desfiles de moda, Visando à realização de um evento de moda e proporcionando o entendimento da produção de moda para mídias em movimento.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
A disciplina abordará todas as fases do desenvolvimento para uma produção de Moda, voltada para as mídias em movimento (linguagem áudio-visual). A disciplina também desenvolverá nos alunos a capacidade para analisar, criticar, desenvolver e executar Projetos que envolvam o processo de uma Produção de Moda de maneira profissional.
Estudar todas as fases do desenvolvimento da produção de Moda voltada para as mídias que recorrem à linguagem áudio-visual. Dotar os alunos da capacidade para analisar, criticar, desenvolver e executar projetos que envolvam o processo profissional da Produção de Moda para passarela, cinema, vídeo e televisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Os principais tópicos abordados são:
Tarefas e responsabilidade de Styling;
Trabalho de Produção de Moda para desfiles de moda e outras mídias;
Diferenciar os diversos formatos de desfiles de moda e suas linguagens;
· Análise e interpretação de desfiles de moda: produção, trilha sonora, harmonia, iluminação, edição de looks, casting, cenário, passarela, conceito, formato, beleza, perfil do veículo e do seu público-alvo.
Estratégias para atrair a mídia espontânea para o desfile de moda (cases)
A experiência sensorial dos desfiles de moda;
Elaboração e pesquisa do texto conceitual do TCC;

METODOLOGIA DE ENSINO
· Aulas teórico-práticas
· Utilização de multimídia para apresentações visuais/imagens
· Análise de desfiles de moda, exposições, instalações
· Palestras com profissionais da área
· Exercícios práticos com diferentes tipos de formatos de editorias de moda
· Apresentação de cases, matérias jornalísticas co-relacionados à produção de moda.

AVALIÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
· - Participação em sala de aula/presença/apresentação de materiais
· - Interesse e esforço na coleta de informações
· - Conteúdo e qualidade na apresentação de trabalhos
· -Construções imagéticas a partir de filmes co-relacionados ao tema do TCC
· -Responsabilidade e respeito no cumprimento de datas
· -PORTA-FÓLIO EM GRUPO: PROJETO DE UMA SIMULAÇÃO DE UM DESFILE DE MODA
· -PORTA-FÓLIO FINAL DE CRIAÇÃO: PROJETO DE MARKETING DE MODA PARA A COLEÇÃO DO TCC
· -PORTA-FÓLIO FINAL DE GESTÃO: PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DE UM SEMINÁRIO DE GESTÃO EM MODA.
UMA EXPOSIÇÃO DOS EDITORIAIS;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BONADIO, Maria Claudia. O fio sintético é um show! : moda, política e publicidade (Rhodia S.A. 1960-1970). 2005, 298p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
De Carli, Ana Mery Sehbe. O sensacional da moda. Caixias do Sul: Educs,2002.
PACCE, Lilian. Pelo mundo da moda. São Paulo. Ed. SENAC, 2006.
LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac&Naif, 2004.
DUGGAN, Ginger G. O maior espetáculo da terra: Os desfiles de Moda Contemporâneos e sua Relação com a Arte Performática. Fashion Theory: A revista da moda, corpo e cultura. São Paulo: edição Brasileira, vol 1, número 2, junho/2002. Berg/Editora Anhembi Morumbi, 2001.
EVANS, Caroline. O Espetáculo Encantado. Fashion Theory: A revista da moda, corpo e cultura. São Paulo: edição Brasileira, vol 1, número 2, junho/2002. Berg/Editora Anhembi Morumbi, 2001.
GARCIA, Carol. Moda é Comunicação: experiências, memórias, vínculos/Carol Garcia e Ana Paula Miranda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.
WILCOX, Claire. Radical Fashion. London: V&A Publications, 2001.
PERIODICOS
Folha de São Paulo, O estado de São Paulo, O Globo.
Bravo, Cult, Simples, Vogue, ID, S/N, Key, Cool, Lounge, Mag.
VIDEOGRAFIAS:Fashion Tur, 2007
SITES:
Ted Polhemus : www.tedpolhemus.com
WGSN (pesquisa de tendências)
www.wgsn-edu.com
British Council
www.educationuk.org
De Montfort University
www.dmu.ac.uk
Kent Institute of Art and Design
www.kiad.ac.uk
The London Institute www.linst.ac.uk Fashion Tur www.fashionvideo.com.br

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