quarta-feira, 20 de agosto de 2008

EMENTA DE PRODUÇÃO DE MODA I

PRODUCAO DE MODA I – UNIFMU – 2008.2
Professora Jô Souza – zizizaza@gmail.com

A disciplina aborda as diversas ferramentas para a produção de moda voltada para as mídias impressas, eletrônicas e virtuais. Além da conceituação de moda e suas tendências, analisa os diferentes meios de comunicação e modos como se organiza uma equipe de produção.

Desenvolver nos alunos a capacidade para analisar, criticar e executar projetos que envolvam o processo profissional da produção de moda para os vários meios de comunicação.

Produção de Moda: o que é e quem são os profissionais envolvidos;
1. Os possíveis campos de atuação, bem como suas funções e obrigações num processo de trabalho;
2. Noções de legislação para a contratação de modelos e profissionais da área;
3. Tipos de produção de Moda – mídia impressa.
4. Análise e interpretação de editoriais de moda: produção, fotografia, iluminação, looks, locação, objetos de cena, casting, conceito, formato, beleza, perfil da publicação e identificação de seu público-alvo.

METODOLOGIA DE ENSINO
* Aulas teórico-práticas
* Utilização de multimídia para apresentações visuais/imagens
* Análise de revistas, livros e catálogos de Moda

AVALIÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
* Participação em sala de aula/presença/apresentação de materiais
* Interesse e esforço na coleta de informações
* Conteúdo e qualidade na apresentação de trabalhos
* Construções imagéticas a partir de filmes em cartaz na cidade
* Responsabilidade e respeito no cumprimento de datas
* PROVA FINAL
* PORTA-FÓLIO FINAL: PROJETO E EXECUÇÃO DE UM EDITORIAL ou CATÁLOGO DE MODA. (exposição dos melhores trabalhos)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARTHES, Roland. Imagens de Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUDOT, François. Moda do Século. São Paulo: Cosac Naify , 2000.
FEGHALI, Marta Kasznar. As Engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2001.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Moda também é texto. São Paulo: Edições Rosari, 2007
MAFFSOLI, Michel. No Fundo das Aparências. São Paulo: Vozes, 2005.
LIPOVETSKY, G. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Ed. Cia das Letras, 2001.
PERIÓDICOS
Dazed & Confused, The Face, Wallpaper, W, Vogue, Elle, Cláudia, TPM, M, ID, Depeche Mode, Harper´s Bazaar, Vizoo, Key, Simples, Neo2, Mag, S/N, Textilia Press, World Fashion, DOM.O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Veja, Época, Bravo, PIAUÍ, Cult, Fashion Theory.

COLEÇÃO MODA BRASILEIRA, Cosac Naify, 2007.

TURMA A – segunda-feira - email da turma –
EQUIPES A1, A2, A3, A4
Agosto 4, 11, 18 e 25 - TEORIA
Setembro 1, 8, 15, 22 e 29 - TEORIA + ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS
Outubro 6, 13, 20 e 27 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO + EXECUÇÃO– PRÁTICA - EDICAO
Novembro 3, 10, 17 e 24 - ENTREGA DO PROJETO E EDITORIAL EM CD ( PDF) e IMPRESSO
Dezembro

TURMA B – segunda-feira email da turma
EQUIPES B1, B2, B3, B4Agosto 4, 11, 18 e 25 TEORIA
Setembro 1, 8, 15, 22 e 29 TEORIA + ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS
Outubro 6, 13, 20 e 27 APRESENTAÇÃO DO PROJETO + EXECUÇÃO– PRÁTICA - EDIÇÃO
Novembro 3, 10, 17 e 24 ENTREGA DO PROJETO E EDITORIAL EM CD ( PDF) e IMPRESSO
Dezembro

TURMA C – GESTÃO – terça-feira email da turma
EQUIPES C1, C2, C3, C4, C5, C6
Agosto 5, 12, 19e 26 TEORIA
Setembro 2, 9, 16, 23 e 30 TEORIA + ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS
Outubro 7, 14,21 e 28 APRESENTAÇÃO DO PROJETO + EXECUÇÃO– PRÁTICA - EDIÇÃO
Novembro 4, 11, 18 e 25 ENTREGA DO PROJETO E EDITORIAL EM CD (PDF) e IMPRESSO
Dezembro

TURMA D – MANHÃ quinta-feira email da turma
EQUIPES D1, D2, D3, D4, D5
Agosto 7, 14, 21 e 28 TEORIA
Setembro 5,12,19 e 26 TEORIA + ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS
Outubro 2, 9, 16, 23 e 30 APRESENTAÇÃO DO PROJETO + EXECUÇÃO DO – PRÁTICA - EDIÇÃO.
Novembro 6, 13, 20 e 27 ENTREGA DO PROJETO E EDITORIAL EM CD (PDF) e IMPRESSO
Dezembro

PROJETOS DE EDITORIAIS 2008.2
  • Tendências inverno 2009-10 ou verão 2009-10
  • Produtos dos editoriais: roupas, acessórios, produtos de beleza, perfume
  • Publico (REVISTAS) Masculino, feminino, infantil.
  • Conceito- pesquisa – divisão de tarefas – cronograma – escolha da mídia- orçamento – projeto – execução – apresentação final

TEMAS DOS EDITORIAIS
( ) Literatura ( pesquisa do terceiro semestre)

( ) filme

( ) artes ( plástica, performance, teatro)

( ) quadrinhos

( ) luxo

( ) still acessórios

( ) still perfume

( ) arquitetura, cidade e espaço

( ) música

( ) social

( ) tribos – estilos

( ) bossa nova

( ) Japão

( ) moda-arte ( estilistas)

( ) homenagem

( ) lúdico ( circo, parque)

( ) sátira

( ) étnico

( ) sustentabilidade

ORGANIZAR A AGENDA DE CONTATOS

Vladimir Fernandes http://www.vladi.com.br/

Professor Ale Perroca www.flickr.com/photos/perroca

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