O filme: Linha de Passe
já estréia provocando polêmicas. Os críticos se dividem em diversos partidos: os que acusam o filme de Walter Salles de simpatizar com marginais e demonizar a classe média e aqueles que apontam as inúmeras qualidades estéticas do filme. Há ainda um terceiro grupo reclamando do esquematismo do roteiro que coloca todos os cinco protagonistas no enfrentamento de crises pessoais eclodindo exatamente no mesmo dia e sem conclusão explícita. Essa divisão, entretanto, aponta para uma contradição fundamental de um projeto que parte de asserções sobre a realidade para chegar à criação personagens ficcionais que devem parecer verdadeiros. Tanto que o intérprete do jogador precisou frequentar escola de futebol; o menino que rouba um ônibus teve que aprender a dirigir esse tipo de veículo; o evangélico passou a frequentar uma igreja e praticamente se converteu; o ator no papel de motoboy aprendeu a fazer acrobacias de moto pela cidade. Todos foram morar na locação que seria a casa onde eles vivem com a mãe na periferia, semanas antes das filmagens. Numa asserção, Salles afirma que o cinema brasileiro recente fez opção pela fatia pobre que, por sua vez, fez uma opção pela violência. E que ele elegeu filmar os jovens trabalhadores da periferia que buscam se reinventar para não ceder ao tráfico. Qual a principal qualidade de Linha de Passe? Enquanto o cinema brasileiro fez opção pelos incentivos fiscais, este foi filmado com recursos próprios e não com dinheiro público. http://www.radarcultura.com.br/taxonomy/term/2978
LUCIANO RAMOS
já estréia provocando polêmicas. Os críticos se dividem em diversos partidos: os que acusam o filme de Walter Salles de simpatizar com marginais e demonizar a classe média e aqueles que apontam as inúmeras qualidades estéticas do filme. Há ainda um terceiro grupo reclamando do esquematismo do roteiro que coloca todos os cinco protagonistas no enfrentamento de crises pessoais eclodindo exatamente no mesmo dia e sem conclusão explícita. Essa divisão, entretanto, aponta para uma contradição fundamental de um projeto que parte de asserções sobre a realidade para chegar à criação personagens ficcionais que devem parecer verdadeiros. Tanto que o intérprete do jogador precisou frequentar escola de futebol; o menino que rouba um ônibus teve que aprender a dirigir esse tipo de veículo; o evangélico passou a frequentar uma igreja e praticamente se converteu; o ator no papel de motoboy aprendeu a fazer acrobacias de moto pela cidade. Todos foram morar na locação que seria a casa onde eles vivem com a mãe na periferia, semanas antes das filmagens. Numa asserção, Salles afirma que o cinema brasileiro recente fez opção pela fatia pobre que, por sua vez, fez uma opção pela violência. E que ele elegeu filmar os jovens trabalhadores da periferia que buscam se reinventar para não ceder ao tráfico. Qual a principal qualidade de Linha de Passe? Enquanto o cinema brasileiro fez opção pelos incentivos fiscais, este foi filmado com recursos próprios e não com dinheiro público. http://www.radarcultura.com.br/taxonomy/term/2978
LUCIANO RAMOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário