terça-feira, 9 de setembro de 2008

OLHEM!!!

Os óculos são produtos e acessórios de editoriais!!!

Nestas suas páginas em que a óptica tem um encontro marcado com a cultura, a VIEW prepara um Momento Cult especial de aniversário, mostrando 60 cenas de manifestações culturais em que os óculos ou a visão, de alguma forma, tiveram seu espaço de destaque. Antes de tudo, vale dizer que não há a pretensão de fazer uma lista definitiva. Até porque esta pode ser apenas a primeira de muitas do gênero. O resultado a seguir é fruto da combinação de idéias surgidas durante uma reunião de pauta entre a equipe da revista aliada a uma extensa pesquisa para obtenção das imagens.

Batman, o retornoVale um destaque para uma das versões
cinematográficas do Homem Morcego: o monóculo usado pelo vilão
Pinguim, brilhantemente caracterizado e interpretado por Danny
de Vito, em Batman, o retorno (1991).

Um dia de fúria
O estressado Michael Douglas se entrega tanto à
violência em Um dia de fúria (1993) que nem seus óculos saíram ilesos.


Helmut Newton
Célebre pelos nus em preto e branco e as incursões no mundo da moda, o fotógrafo alemão Helmut Newton não poderia deixar os óculos de fora. Na foto que desperta um espírito de voyeur em quem a vê, os solares de acetato avantajado, aliás, tão em alta no momento atual, dão o toque final à cena.




Como agarrar um milionárioA musa Marylin Monroe ficou ainda mais bela de óculos na cena de Como agarrar um milionário (1953), dirigido por Jean Negulesco.



Lolita
A cena dos óculos de coração usados pela atriz Sue Lyon na primeira versão de Lolita (1962), de Stanley Kubrick, inspira fotos de editoriais de moda até hoje.



A bela da tarde
Em A bela da tarde (1967), do espanhol Luis Buñuel, a diva Catherine Deneuve tem os óculos como cúmplices de suas escapadas da vida de "mulher direita" nesse filme que é uma das pérolas da sétima arte da década de 60.


Morte em Veneza
Os óculos de metal e redondinhos do personagem de Dirk Bogarde davam bem o tom da época em que se passa o lírico e belo Morte em Veneza (1971), de Luchino Visconti.

Monstros S.A.
A cena de Monstros S.A. em que Mike Wazowski, o monstrinho que é quase um olho ambulante, troca a lente de contato de seu único olho não podia ficar de fora, até porque ela é uma das favoritas da equipe da VIEW. Os óculos aparecem de forma impagável no rosto da mãe de Mike, na chefe Roz e no funcionário de três olhos. O filme é mais uma sacação genial da Pixar, o estúdio que, na última década, revolucionou o desenho animado nas telas de cinema, criando pérolas como Toy Story e Procurando Nemo.
Harry Potter
Tanto nas telas quanto nas páginas do livro que deu origem à saga no cinema, o bruxinho Harry Potter, uma criação da escritora inglesa J. K. Rowling, tem em seus óculos de aros redondinhos a sua marca registrada número um.

Lenny Kravitz
No universo da música, o rockstar Lenny Kravitz é um dos maiores usuários de óculos. Esta aí capa do seu CD de maiores sucessos, lançado em 2000, que não deixa mentir.
El Greco
Famoso por suas pinturas religiosas, o grego Domenikos Theotokópoulos, pintor que ficou conhecido na Espanha como El Greco, não dispensa os óculos no retrato de um cardeal, de 1600.



Peanuts
Lá no universo de Charlie Brown, Marcie, a mais inteligente da turma, não desgruda de seus óculos redondos de receituário, enquanto o célebre Snoopy investe-se dos seus óculos pretinhos sempre que quer transmitir um look descolado, como na imagem em que diz que "o amor é legal"


Joey Ramone
No seu único CD solo, lançado postumamente em 2002, cujo título é Don't worry about me [do inglês, "não se preocupem comigo"], Joey Ramone, vocalista dos Ramones, a banda de punk rock norte-americano por excelência, tinha de manter a imagem do eterno usuário de óculos com lentes sempre muito escuras. Gabba gabba hey!


Dorinha
A mais nova integrante da Turma da Mônica é uma deficiente visual que adora cor de rosa e tem os óculos escuros como acessórios indispensáveis.
Drácula de Bram StokerA genial versão do cineasta Francis Ford Coppola para Drácula de Bram
Stoker, de 1992, rendeu belas cenas em que o personagem-título, incorporado pelo inglês Gary Oldman, desfila pela Londres de 1897 em seus momentos mais sedutores empunhando um modelo três peças de lentes azuis ultramarine.


Homens de preto
A dupla de caçadores de alienígenas incorporada por Tommy Lee Jones e Will Smith nas duas versões de Homens de Preto não seria a mesma sem seus óculos escuros Ray-Ban Predator II.


Blitz
Os primeiros anos da década de 80 no universo musical brasileiro não seriam os mesmos sem os solares de acetato e a Blitz para dar o pontapé inicial à onda batizada de Rock Brasil. Juntos, eles aparecem no primeiro disco da banda, As aventuras da Blitz, de 1982.


Bono Vox
O vocalista do U2, Bono Vox, é o usuário de óculos que qualquer profissional do mercado pediu a Deus. Além de trocar de modelo com grande rapidez e de optar por peças diferentes, brincando com os óculos como um perfeito acessório, nunca aparece sem eles. Esse é um registro da turnê mundial PopMart, de 1997, em que incorporou um modelo laranja criado exclusivamente para a ocasião pelo designer óptico francês Alain Mikli.


Rembrandt
O auto-retrato do pintor holandês Rembrandt não tem óculos, mas tudo a ver com a visão. Recentemente, pesquisadores norte-americanos descobriram que seus olhos, levemente assimétricos, revelavam falta de visão binocular, permitindo que "achatasse" as imagens automaticamente ao observar o mundo, transferindo essa perspectiva para a tela bidimensional. A obra retrata o pintor com 27 anos e é de 1633.

Nenhum comentário: