segunda-feira, 13 de outubro de 2008

EU AMO CINEMA


MODA&CINEMA
Cardápio cinematográfico

"A Mostra mudou a configuração da cultura em São Paulo", disse Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura, ao participar da coletiva de imprensa para apresentação da 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que se realiza de 17 a 30 de outubro, exibindo 454 filmes de 75 países, em 1250 sessões. O secretário destacou ainda que a cidade oferece hoje o melhor cardápio cinematográfico do mundo e essa qualidade é fruto de um trabalho realizado pela organização da Mostra.

Também presente à mesa, José Aparecido Barbosa, diretor da Petrobras em São Paulo, ressaltou a parceria com a Mostra desde 2000 "com o objetivo de oferecer aos paulistanos acesso à cinematografia mundial". Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial, representante do Governo do Estado de São Paulo, enfatizou o apoio à Mostra na parceria de muitos anos, lembrando ainda do lançamento anual da Coleção Aplauso, que atinge nesta Mostra o volume de 150 títulos, com a coordenação do crítico Rubens Ewald Filho. Na Mostra deste ano, no dia 28, serão lançados mais 30 títulos da Coleção Aplauso.
Leon Cakoff, diretor da Mostra, agradeceu o empenho de Lina Maria Vieira, Secretária da Receita Federal do Brasil, e de Francisco Labriola Neto, Coordenador-Geral de Administração Aduaneira, pelo empenho em aprovar a Instrução Normativa nº 874 para simplificar o trânsito de bens culturais no País.
Abertura - Leon destacou que a abertura da 32ª edição será realizada com a exibição de Terra Vermelha, de Marco Bechis, filme que causou repercussão no Festival de Veneza e que, segundo Cakoff, é um exemplo de boa globalização. Não só porque traz o olhar estrangeiro para os problemas nacionais, mas também porque Bechis é chileno, morou em São Paulo e vive na Itália. O roteiro da produção é do brasileiro Luiz Bolognesi.
Renata de Almeida, diretora da Mostra, destacou que o filme de encerramento será Che, de Steven Soderbergh, com a presença do protagonista Benício Del Toro. O show da festa de encerramento será realizado pela cineasta, atriz e cantora Maria de Medeiros, no teatro do SESC Pinheiros, com canções do disco A Little More Blue, no qual interpreta composições de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Entre a abertura e do encerramento da 32ª Mostra, muitas projeções ocuparão as telas de 22 salas de cinema e do Vão Livre do MASP. Entre elas está o lançamento do explosivo filme Garapa, de José Padilha.
Mestres - Além dos filmes inéditos, a 32ª Mostra oferece uma vasta possibilidade de rever clássicos do cinema e trabalhos de grandes mestres, como Ingmar Bergman. Na homenagem que presta ao cineasta, a Mostra faz uma retrospectiva com filmes raros do início de sua carreira, como Crise (1946), Prisão (1949) e Rumo à Alegria (1950).
Celebrando o centenário da imigração japonesa no Brasil, a 32ª Mostra faz uma retrospectiva da obra do cineasta Kihachi Okamoto (1924-2005), exibindo 14 dos seus 39 filmes. Também a nova identidade da Mostra presta uma homenagem à colônia japonesa, pois coube à artista Tomie Ohtake a criação de todas as artes da Mostra, incluindo o novo troféu Bandeira Paulista.
O público fiel da Mostra terá ainda a oportunidade de conhecer os novos cineastas nos quais o premiado diretor alemão Wim Wenders aposta. A 32ª Mostra deu-lhe carta branca para selecionar filmes novos, além de clássicos como os de François Truffaut, Jean-Luc Godard e Yasujiro Ozu.
Especiais –Integrante do júri da Mostra, Hugh Hudson também ganha uma apresentação especial, com a exibição de seus maiores sucessos, como Carruagens de Fogo (1981), Fangio: Uma Vida a 300 km por Hora (1975), Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei das Selvas (1994) e Revolução Revisitada (2008).
Outro destaque da 32ª Mostra, que já se tornou tradição, é a exibição de clássicos do cinema mudo com acompanhamento musical. Nesta edição, os filmes O Homem que Ri (1928), de Paul Leni, e Poil de Carotte (1925), de Julien Duvivier, terão acompanhamento do grupo Octuor de France.
O cineasta argentino Pablo Trapero, acompanhado de sua mulher Martina Gusman, protagonista de Leonera, seu mais recente filme, vem a São Paulo para acompanhar a exibição do longa. Trapero também terá uma homenagem especial com a apresentação dos filmes Mundo Grua (1999), Do Outro Lado da Lei (2001), Família Rodante (2004) e Nascido e Criado (2006) em retrospectiva.
Intercâmbio - Um inédito intercâmbio cinematográfico foi realizado entre a Mostra e o SalinaDocFest, com a exibição do filme Como Um Homem sobre a Terra, de Andreas Segre e Dagmawi Yimer, documentário vencedor do Prêmio Brasile, atribuído pelo júri brasileiro, formado por Renata de Almeida, Beth Formaggini e Leon Cakoff.
Em sua 32ª edição, a Mostra apresenta a versão restaurada de O Poderoso Chefão. Exibe, pela primeira vez em 35 mm, a série Berlin Alexanderplatz, de 1980, realizada para a TV pelo cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. Apresenta ainda o espetáculo Retransformafikando do músico André Abujamra que, há cinco anos, assina a música da vinheta da Mostra

Nenhum comentário: