segunda-feira, 13 de outubro de 2008

DICAS DE LEITURA

Vida Para Consumo, de Zygmunt Bauman

Zygmunt Bauman nos revela a verdade oculta, um segredo bem guardado da sociedade contemporânea - a sutil e gradativa transformação dos consumidores em mercadorias. As pessoas precisam se submeter a constantes remodelamentos para que, ao contrário das roupas e dos produtos que rapidamente saem de moda, não fiquem obsoletas. Bauman examina ainda o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida social - política, democracia, comunidades, parcerias, construção de identidade, produção e uso de conhecimento. E não esquece de analisar como esta característica parece evidente no mundo virtual; redes de relacionamento, como Orkut e MySpace, não trabalham com a idéia do homem como produto?
Autor: BAUMAN, ZYGMUNT Tradutor: MEDEIROS, CARLOS ALBERTO Editora: JORGE ZAHARAssunto: CIENCIAS SOCIAIS-SOCIOLOGIA

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Paulo Coelho, no tapete vermelho

A história de um serial Killer obcecado pela mulher que o abandonou é o centro do 12º romance de Paulo Coelho, que chegou às livrarias neste sábado, 2 de agosto.

O vencedor está só (Agir , 400 pp., R$ 39,90), é um retrato impiedoso das elites que, da moda à política, definem os rumos do mundo em que vivemos. O enredo se passa no Festival de Cinema de Cannes, e põe em cena diretores, produtores, estilistas, modelos, atores consagrados e candidatas ao estrelato. Igor Dalev, o protagonista, é um bem sucedido empresário russo na área de telefonia, que chega a Cannes determinado a reconquistar a atenção e o amor de Ewa, sua ex-mulher, que o trocou por Hamid Hussein, estilista de origem árabe que é uma das estrelas do mundo da moda. Os personagens ficcionais, bem como as situações no romance, baseiam-se inteiramente numa realidade que, por vezes, parece desafiar a ficção. "Basicamente, tudo que está ali eu vi", diz Paulo Coelho, que além de testemunhar e ouvir histórias presentes no livro, esteve mais de duas vezes no Festival de Cinema de Cannes e passou a freqüentar grandes desfiles dos salões de moda para aprofundar-se no tema.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,
Sou Bruna Pallini, trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
Ótima a sua indicação do livro do Vida para consumo. Nesta obra, Bauman, um dos grandes pensadores atuais, mostra como nos tornamos consumidores vorazes. E como consumir hoje não é mais um prazer e sim um ato involuntário, que colocamos em prática diariamente.
Abraços,
Bruna